Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Se trata de um diário pessoal aberto, onde as pessoas podem ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, reflexões psicológicas, sociais ou pessoais.

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Se trata de um diário pessoal aberto, onde as pessoas podem ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, reflexões psicológicas, sociais ou pessoais.

Onde está Deus?

31.12.09, Rodrih

 

Quando tantas coisas acontecem contra nosso bem estar, nosso bem viver; quando as coisas arrebentam a nossa vida sem que tenhamos reação coerente e preparada para absorver o impacto da pancada e nosso mundo pessoal desmorona, perguntamos: "- Onde está Deus? Será que Ele está vendo tudo isso? Será que Ele realmente está no controle? Podemos confiar a condução do Universo a Alguém que permite isso?"

 

Pois bem, é importante reconhecer que Deus habita uma esfera diferente. Ele ocupa outra dimensão. 

 

Deus diria assim: " Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês! Nem os seus caminhos são os Meus caminhos. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os Meus caminhos são mais altos que os seus caminhos e os Meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos. (Isaias 55)"

 

Veja só que interessante.

 

Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, nem são como os nossos, nem estamos na mesma vizinhança. Estamos pensando: "-Devo preservar o corpo.", mas Ele está pensando: "Preserve a Alma.", sonhamos com aumento de lucros, aumento de salário, mas Ele sonha em ressuscitar os mortos. Evitamos a dor e procuramos paz, mas Deus usa a dor para trazer paz.  "Vou viver a vida antes de morrer", decidimos. Deus instrui: "Morra para que você possa viver".  Gostamos de tudo o que enferruja como carros, casa, roupas, jóias, louças, adornos, patrimônios; entretanto Deus gosta do que dura, do que é eterno. Alegramo-nos com nossos sucessos, Deus se alegra com nossas confissões e arrependimentos. Vemos na tevê o Kaká, o Ronaldinho Gaúcho, o Ronaldo Fenômeno, o Xuxa, o Guga com seus salários de mais de um milhão de dólares e queremos que nossos filhos sejam como eles, daí vem Deus e aponta para o carpinteiro crucificado e tem os lábios banhados de sangue pregado numa cruz de madeira e um dos lados dilacerado e diz: "Seja como Cristo."

 

Daí é que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus. Nossos caminhos não são como os Seus caminhos. Ele tem uma agenda diferente. Habita uma outra dimensão, vive em outro plano, mas nós vivemos neste plano terreno totalmente diferente.

 

Os céus declaram a glória de Deus. O firmamento proclama a obra de Suas mãos, um dia fala de outro dia, uma noite se revela na noite seguinte, sem discurso nem palavras não se ouve a Sua voz. Mas a Sua voz ecoa por toda a Terra e Suas palavras chegam até os confins do mundo. (Salmos 18). A natureza é a oficina de Deus. O céu é o Seu currículo. O universo é o Seu cartão de visitas. Você quer saber quem é Deus? Veja o que Ele fez! Você quer conhecer o poder de Deus? Dê uma olhada em sua criação. Está curioso para saber a força de Deus? Faça uma visita à Sua casa: Avenida 1 bilhão de estrelas do céu. Quer saber o tamanho de Deus? Saia à noite e olha para as luzes das estrelas emitidas a 1 milhão de anos luzes de onde você está, então vai começar a entender um pouquinho sobre de Quem se trata esse Deus.

 

 Deus não pode ser contido pelos mais altos céus, Ele não se contamina com a atmosfera do pecado, não é controlado pela linha do tempo da história, não é impedido pelo cansaço do corpo.

 

O que controla você, não controla Deus.

O que preocupa você, não preocupa Deus.

O que cansa você, não cansa Deus.

O que é impossível para você, para mim, para todos os seres humanos

é possível para Deus.

 

Nossas perguntas traem nosso entendimento. Como Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo? Mas quem disse que Deus está preso ao corpo? Como Deus pode ouvir todas as orações que chegam até Ele? Certamente os ouvidos de Deus são diferentes dos nossos ouvidos...

 

Como Deus pode ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo ao mesmo tempo? Certamente é possível que os céus tenham um conjunto de leis físicas diferentes das leis daqui da Terra..

 

Se as pessoas aqui da Terra não me perdoarem, até que ponto serei eu culpado diante de um Deus santo?  Mas é exatamente o contrário, Deus sempre pode conceder graças quando nós, humanos, não podemos. Foi Deus quem a inventou. Por isso é importante entender que Deus está nos céus. Sabemos que Deus está no controle do Universo e por isso podemos descansar antes de seguirmos em frente. Mas o interessante é que esse mesmo Deus que vive tão separadamente de nosso plano limitado de tantas coisas, também optou em se inclinar sobre a Terra para ouvir nossas orações. 

 

Ele não está tão acima de nós a ponto de não ser tocado pelas nossas lágrimas, embora não possamos ver os seus propósitos nem seu plano o Senhor dos Céus está no seu trono no firme controle do universo e da vida de cada um de nós. Assim nós Lhe confiamos o nosso futuro. Nós Lhe confiamos a nossa vida. 

 

O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados? 

 

O Senhor Deus está no Seu santo templo, o Seu trono está nos céus. Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem. 

 

Quando os fundamentos estão sendo destruídos o que pode fazer o justo? Quando a doença ataca, quando o casamento acaba, quando os filhos sofrem e quando a morte nos assalta, o que devemos fazer? 

 

O Senhor Deus está no Seu santo templo, o seu trono está nos céus! Sua intenção é inconfundível, Deus não muda por causa de nossas tempestades, Ele não recua diante de nossos problemas, Ele não se assusta com esses problemas. Ele está no Seu santo templo, Ele está no Seu trono nos céus. 

 

Prédios podem cair, carreiras podem desmoronar, casamentos podem ser destruídos, mas Deus não. Destroços e escombros nunca O desanimaram. Ironicamente Deus sempre transformou a tragédia em triunfo. Não foi isso que Ele fez com José, que foi vendido pelos seus irmãos, foi levado como escravo para o Egito. Se o meu mundo está desabando, o mesmo aconteceu a José. Aconteceu também com Moisés, que estava na dele cuidando dos rebanhos de ovelhas no deserto. O que dizer de Daniel, que era um aluno brilhante e nos moldes de nossa época se destacava como um ilustre estudante de uma universidade de altíssimo nível, prestígio e todas as regalias eram dadas a ele, no entanto ele e toda sua geração foram levados de Jerusalém, a cidade estava destruída, o templo estava em ruínas.

 

José estava na prisão no Egito. 

Moisés estava no deserto.

E Daniel estava preso numa cova com leões...

 

Esses eram momentos tenebrosos. Quem poderia ver algo de bom neles? 

Quem podia imaginar que a prisão de José era apenas um estímulo para transformá-lo no primeiro ministro do Faraó?

Quem podia imaginar que Deus estava dando a Moisés um treinamento de 40 anos pelo deserto para que ele pudesse conduzir uma nova nação?

E quem poderia ter imaginado que Daniel, o prisioneiro, logo seria o conselheiro do Rei?

 

Deus faz coisas assim...

 

Ele fez com José, com Moisés, com Daniel e principalmente Ele fez com Jesus...

Em nossos momentos mais difíceis o que podemos pensar no que fazer?

 

Deus está nos Seu santo templo, o Seu trono está no céu, até hoje, queira aceitar ou não, Ele está lá, Ele ainda está no controle de tudo. E ele ainda converte prisioneiros em príncipes, cativos em conselheiros e transforma dias difíceis em tempos de descanso.

 

O que Ele fez em situações como essas, Ele voltará a fazer. Cabe a nós pedirmos que Ele nos faça, nessa obra faremos perguntas difíceis para nosso próprio entendimento nos momentos difíceis, como "quem é o nosso Deus? Onde está Deus em tudo isso? E a oração? Será que Deus realmente está nos ouvindo?"

 

Penso que sim. Mesmo que Deus habite outro plano, mesmo que Deus esteja no Seu santo templo e tudo o que nos aflige aqui na Terra não atinge nem assusta Deus, sei que Ele tem um plano de Luz para cada um de nós que cremos na Sua existência e tememos o Seu poder. Como meu casamento que foi desfeito e minhas mágoas, dores, tristezas, solidão, dúvidas, medos, angústias, depressão e minha falta de fé decorrentes desse acontecimento, Deus não se deixa atingir por tais sentimentos ruins, mas também não me deixará sem respostas e tampouco não me deixará desamparado, me dará nova oportunidade e me mostrará o Seu amor por mim. Assim Deus fará com você e com todos que acreditarem Nele.

 

Deus é tão intrigante que Ele permite que saiamos do Caminho diversas vezes, justo porque já preparou outro caminho de nossa volta até Ele. Pode observar e verá que não adianta você ignorá-lo, quase que "naturalmente" você volta para a trilha que já estava antes e quando se dá conta lá está você andando em direção a Ele. Curioso não? Eu acho curioso e sinto-me confortável sabendo disso, exatamente porque posso sentir que não estou sozinho, por isso parei de lutar contra o tempo, contra as coisas, os acontecimentos e os resultados.

 

Uma vez que você aprende a abandonar seu futuro, seu presente e até o seu passado nas Mãos de Deus, você também aprende a se abandonar e deixar rolar, sem muita neura. Se bem que para eu chegar aqui hoje com esse texto, eu penei um bocado, dei muito murro em ponta de faca, tapei o sol com a peneira, nadei contra a maré e sempre morria na praia. Então cansei de disputar contra Deus, cansei de tentar entender as coisas que aconteceram comigo, por mais que de vez em quando eu esteja à beira da lágrima nos pensamentos tentando entender, mais ou menos, como tudo pôde acontecer comigo dessa maneira. Agora estou desencanado, larguei de mão, aliás, deixei nas Mãos de Deus, Ele já tem um plano, Ele já tem todas as respostas do como aconteceu, porque teve que ser dessa maneira e também já possui um plano final. Isso é o que me conforta e se você não sentir o mesmo conforto que estou sentindo... rsrs... não tenha pressa! Eu tive tempo, sofrimento, decepções e desilusões suficientes para hoje sentar e relaxar nessa compreensão.. e com você não será diferente, acredite ou não.