Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Se trata de um diário pessoal aberto, onde as pessoas podem ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, reflexões psicológicas, sociais ou pessoais.

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Se trata de um diário pessoal aberto, onde as pessoas podem ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, reflexões psicológicas, sociais ou pessoais.

Relaxe exercitando o cérebro!

21.02.10, Rodrih

Depois de um dia intenso e desgastante, sentar à frente de uma tevê é como usar um entorpecente para o cérebro, que junto com suas pernas e todo o corpo também resolve se encostar - o que não é bom, para isso existe o sono, quando o corpo dorme o cérebro pode relaxar e dormir também. 

 

Experimente mudar a estratégia de descanso com seu cérebro e verá quão surpreendente se torna o sono e o descanso enquanto dorme. O cérebro é realmente uma máquina eletromagnética, que precisa estar produzindo energia constantemente, apesar que, enquanto você dorme, o cérebro continua produzindo toda a energia que faz os seus órgãos funcionarem, a corrente sanguínea, bulbos capilares, secreções e regulagem de temperatura do corpo, mas isso é o de menos para essa máquina de última geração universal, pois o gasto de energia é muito baixo, o que permite que o cérebro realmente descanse e "durma" com todo o seu corpo.

 

Na verdade, o corpo - assim como o cérebro, também não dorme literalmente, ele está em constante funcionamento, só que enquanto o cérebro desliga a seção do seu racional, o corpo trabalha em baixa freqüência e intensidade. 

 

Quanto mais o seu dia for intenso e estressante, mas recomendável é que você descanse seu cérebro exercitando-o. Se você parar sua freqüência rapidamente, como faz ao sentar-se e assistir tevê, o cérebro sofre uma parada brusca de produção de energia e começa a contagem regressiva para voltar a funcionar a todo vapor. É por isso que o sono acaba sendo de baixa qualidade, já que o cérebro adulto precisa de pelo menos 8 horas de descanso, ou baixa freqüência de funcionamento. 

 

Então quando você dá início logo cedo para o cérebro parar junto com seu corpo, ele começa a contagem a partir de então e pelo menos oito horas depois o cérebro começa a retomar suas atividades, o que pode comprometer a qualidade de vida, pois enquanto o corpo está, digamos, na sua 6ª hora de sono, faltando 2 horas para terminar de se recompor, o cérebro - que foi posto a descansar antes da hora do corpo dormir começa a dar seus primeiros sinais com maiores pulsos de energia fabricados.

 

Uma das atividades que poderá ser interessante é tomar o hábito de curtir palavras cruzadas, raciocínio lógico ou games. A quantidade desse tipo de entretenimento varia conforme o prazer que se tira enquanto se executa tais atividades. Se seu prazer de jogar um game durar 30 minutos, ótimo. Se o prazer de fazer palavras cruzadas durar 10 minutos, ótimo também. O importante é permitir que o cérebro desenvolva tais atividades para "gastar o resto" de energia que o mesmo possui em sua massa cinzenta. 

 

Causando a fadiga mental conseqüentemente seu cérebro estará pronto para descansar junto com o seu corpo e não se adiantar tanto para voltar à atividade eletromagnética.

 


Fonte: Opinião e experiência pessoais.

 

Game divertido e interessante de entretenimento para o cérebro: