Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Desde 2008 - 716.000 visualizações em todo o mundo. Diário pessoal aberto, onde se pode ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, vislumbrar reflexões psicológicas, sociais e até pessoais.

http://blogdorodrigocaldeira.blogs.sapo.pt

Desde 2008 - 716.000 visualizações em todo o mundo. Diário pessoal aberto, onde se pode ler experiências pessoais de vida, de relacionamentos, vislumbrar reflexões psicológicas, sociais e até pessoais.

Poema de Tecumseh

09.01.13, RodrihMC

Viva sua vida de forma que o medo da morte

nunca possa entrar em seu coração.


Nunca incomode ninguém

por causa de sua religião:


Respeite os outros em seus pontos de vista,

e exija que eles respeitem os seus.

Ame sua vida,

aperfeiçoe sua vida,

embeleze todas as coisas em sua vida.

Busque fazer sua vida longa e de serviços para seu povo.


Prepare uma canção fúnebre nobre

para o dia quando você atravessar a grande passagem.


Sempre dê uma palavra ou sinal de saudação

quando encontrar ou cruzar com um estranho em um local solitário.


Demonstre respeito a todas as pessoas,

mas não se rebaixe a ninguém.

Quando você se levantar de manhã, agradeça pela luz, pela sua vida e força.

Dê graças por seu alimento e pela alegria de viver.

Se você não vir nenhuma razão para dar graças, a falha se encontra em você mesmo.


Não toque o aguardente venenoso que transforma os sábios em tolos

e rouba deles suas visões.


Quando chegar sua hora de morrer, não seja como aqueles cujos corações estão preenchidos de medo da morte, e que quando a hora deles chega eles choram e rezam por um pouco mais de tempo para viverem suas vidas novamente de uma forma diferente.


Cante sua canção de morte, e morra como um herói indo para casa.



 * ...e de serviços para o seu povo: ...seja prestativo para as pessoas que dependerem de você para o que for, desde uma palavra a algo material. / Não toque o aguardente venenoso: Não tome bebida alcoólica. / ...cante sua canção da morte: ...faça sua oração. / ...herói voltando para casa: ...aquele que seguiu os preceitos da vida, o que não vale para o suicídio nem para o assassino, pois não são heróis.


 

 

Chief Tecumseh (n.1768(?) - 5 de Outubro de 1813) era um famoso líder indígena dos Shawnee que viveu no estado de Michigan, cujo nome poderia ser mais exatamente Tecumtha ou Tekamthi, que com coragem e ousadia, liderou um pequeno grupo de homens mal armados contra uma nação poderosa e venceu várias batalhas. 

 

Ele passou a maior parte da sua vida a tentar reunir as tribos americanas indígenas desiguais numa defesa mútua das suas terras, que consequentemente culminaram na sua morte na guerra de 1812. 

 

Tecumseh permanece um ícone respeitado dos americanos indígenas e é considerado um herói nacional no Canadá. Mesmo o seu adversário de longo prazo William Henry Harrison considerou Tecumseh ser "uma daquelas pessoas geniais, raras que aparecem ocasionalmente para produzir revoluções e derrubar a ordem estabelecida das coisas.".