Os idiotas úteis seriam os primeiros a gritarem que a forma como o comunismo foi colocado em pratica não era aquele comunismo “florido e perfumado” que foi pregado pelos líderes comunistas. Frustrados, os “idiotas úteis” veriam a armadilha em que caíram. Daí a necessidade de serem os primeiros a serem assassinados pelo novo regime.

No jargão político, idiota útil é um termo pejorativo usado para descrever simpatizantes do comunismo soviético em países ocidentais.

E se você nunca ouviu falar do termo “idiota útil”, fique sabendo que era essa a opinião que Vladimir Lenin nutria pelos ocidentais que viam com bons olhos o avanço da Revolução de 1917. Inventado na União Soviética, esse termo descrevia pessoas que davam apoio a tiranos como Lenin e Stalin, enquanto estes levavam a cabo atrocidades atrás de atrocidades. Embora as pessoas em questão ingenuamente pensavam serem aliadas dos soviéticos ou de outras ideologias progressistas, elas eram realmente desprezadas pelos soviéticos e estavam sendo cinicamente usadas.

Lenin e os comunistas soviéticos olhavam para estas pessoas com grande desprezo, porém eles percebiam a utilidade dos “idiotas úteis” na disseminação da propaganda comunista nos países do ocidente. Jornalistas ocidentais, artistas, viajantes e intelectuais davam a sua bênção (muitas vezes com fervor “religioso”) aos crimes cometidos por tiranos comunistas, justificando para si mesmos e depois para os seus conterrâneos, as atrocidades ocorridas nos países onde o comunismo foi implantado. Tudo isso para tentar convencer o grande público de seus países quanto as benesses e a viabilidade da sua utopias. Nesse contexto, um “idiota útil” poderia então ser definido como alguém muito ingênuo, mas que se julga muito inteligente. Na percepção de um “idiota útil”, o mesmo seria um indivíduo com uma inteligencia acima da média da população em geral e que consegue enxergar coisas que o resto do povo, não dotado da mesma inteligencia que ele, não consegue perceber por conta própria e que por isso precisariam dele e da sua “inteligencia privilegiada” para conseguirem perceber “os fatos como eles realmente são”. Eles são “idiotas” porque operam com informação parcial, mas assumem que têm informação suficiente para saber como todas as outras pessoas existentes no mundo deveriam viver as suas vidas. No fim das contas, essa suposta “inteligência” é superada por uma ingenuidade ainda maior e, de tão ingênuos, são facilmente persuadidos por bajulação de pessoas no poder e estão sempre preparados para cumprir as determinações dos seus lideres partidários. Um idiota útil, de forma consciente ou inconsciente, permite-se ser enganado. Um idiota útil é idiota por opção!

Nos dias atuais, de uma forma mais contextualizada, o termo “idiota útil” também se refere a indivíduos que militam em movimentos sociais onde articuladores comunistas se infiltraram e passaram a pautar as ações deles tendo por base o marxismo cultural inspirado pela Escola de Frankfurt e por Gramsci, distorcendo os objetivos originais e as prioridades de tais grupos. Normalmente (mas não exclusivamente) esses grupos são estudantes e professores universitários, ativistas homossexuais, feministas, ambientalistas radicais, líderes dos movimentos negro/índio/cigano/muçulmano, entre outros. São grupos que desvirtuaram suas lutas e causas em prol de uma nova agenda esquerdista ou “progressista” que, supostamente, serviria para lutar pelo direito das “minorias”, mas que atua priorizando os interesses de partidos e/ou movimentos comunistas. Assim sendo, o termo também se aplica a todos(as) que se engajam politicamente sem usar critérios analíticos, seguindo cegamente uma crença ou ideologia, que não condiz com aquilo que ele acredita estar lutando e do qual o mesmo e os seus pares não serão os reais beneficiários, mas sim aqueles que se apropriaram dos seus respectivos movimentos sociais em favor de uma causa politica alheia, e por vezes antagônica, aos interesses iniciais dos “idiotas úteis”. Cabe dizer que, para evitar os riscos e as injustiças decorrentes das generalizações, uma parcela considerável desses “idiotas úteis” são pessoas que se alinharam com um movimento acreditando honestamente estarem trabalhando por um “mundo melhor”. Invariavelmente, quando descobrem que foram enganados, costuma ser tarde demais. Logo depois, os mesmos, serão descartados…

Depois de a sua missão estar terminada (total subversão da ordem social e a tomada total de uma nação pelo comunismo), eles deixam de ser úteis e normalmente fazem parte do primeiro grupo a ser fisicamente eliminado (em bom português, assassinados) pelas mesmas entidades para quem eles trabalharam. Isso ocorre porque os idiotas úteis seriam os primeiros a gritarem que a forma como o comunismo foi colocado em pratica não era aquele comunismo “florido e perfumado” que foi pregado pelos líderes comunistas. Frustrados, os IDIOTAS ÚTEIS veriam a armadilha em que caíram e por isso seriam os primeiros a se rebelarem contra o novo regime e por isso, seguindo a lógica revolucionária, deveriam ser eliminados para evitar uma contrarrevolução.

Na visão de Lenin, estes idiotas só são úteis enquanto estão sendo usados pelos mandatários socialistas. Sem mais utilidade, os idiotas úteis foram dizimados em todas as revoluções comunistas.

1_DOSqDfbubIFeeTzjKTGkjg.jpeg

 “Usaremos o “idiota útil” na linha de frente. Incitaremos o ódio de classes. Destruiremos sua base moral, a família e a espiritualidade. Comerão as migalhas que caírem de nossas mesas. O Estado será Deus“. Vladimir Lenin

 

Se o próprio Lênin dizia que os histéricos que aderem aos princípios básicos do socialismo e viram militantes seriam os idiotas úteis que propagariam idéias esquerdistas para corromper a sociedade antes da revolução, e se o próprio chefe Lênin dizia que eles estão sendo usados pela esquerda por serem ingênuos, por que os mesmos continuam servindo de burros de carga dos socialistas?

Albert Einstein disse uma frase histórica e que ilustra bem essa situação: “Só existem duas coisas infinitas: o Universo e a Burrice. Pensando bem, ainda tenho dúvidas quanto ao Universo”.

O ex-agente da KGB e dissidente soviético Yuri Alexandrovich Bezmenov explica como os marxistas usam informantes para manter listas de pessoas que serão executadas quando chegar a revolução, inclusive os esquerdistas idealistas idiotas úteis.

 

Muito me constrange assumir que durante um período da minha vitima eu fui um “idiota útil”. Vitima de professores doutrinadores, absorvi pensamentos comunistas e acreditava que o comunismo era a solução para todos os males do mundo. Mas graças a Deus já superei tais pensamentos, e sabem como? Com muita leitura. Mas não me refiro ao que meus professores indicavam, mas sim aquelas leituras que eles condenavam, ditas subversivas e burguesas. Tentaram a todo custo me manter longe delas. Bastou o livro “As Seis Lições” de Ludwing von Misse para ruir toda a estrutura já bastante fragilizada do discurso marxista que ainda existia em mim.

Você acredita em Materialismo histórico, dialética materialista, fetiche da mercadoria, alienação pelo trabalho, mais valia entre outras teorias encontradas no discurso marxista? Tudo bem, mas tente ler também escritores não-marxistas. Tente ampliar a sua visão, quem sabe você não aprende coisas novas…

 lenin 1.png

lenin 2.png

lenin 3.png

Referências:

https://medium.com/@despertardaconscincia/marxismo-cultural-o-que-%C3%A9-um-idiota-%C3%BAtil-f33b9e6d1054

Talvez você queira ver isto: http://bit.ly/onde-estão-os-padres e isto http://bit.ly/politica-x-amizades 

Em tempo: Tenho trilhado como escritor blogueiro por 10 anos, muitas pessoas se corresponderam comigo e tantas outras se aliaram a mim numa amizade sólida e leal, dado orgulho de ter em mim uma pessoa pensante, um formador de opiniões, um cara intelectual, inteligente e observador. Tive momentos honrosos e elogios constantes, tudo por promover o pensar coerente, o ponto fora da curva, a visão que poucos percebem e a capacidade de me comunicar falando a mesma língua. Muitas pessoas me procuraram para solucionar seus problemas pessoais, e algumas se afastaram porque queriam expor seus problemas, mas não queriam entendê-los e assim consertá-los, pois dava muito trabalho e exporem-se de suas mazelas era menos ruim do que se expor para mim no aprendizado de como absorver um pensamento novo, se reinventarem. Já outras se aproximaram e viraram pessoas amigas, com grande afinidade de pensamento. Depois de 10 anos nesse patamar de considerações nas amizades sinceras e verdadeiras me deparei com algo inacreditável no momento em que meu país passa por uma devastação moral, cultural, social, econômica e espiritual, quando algumas dessas amizades me declaram uma decepção por defender, apoiar e divulgar o pensamento correto de libertação, cura e conserto desse país. Meu pensamento é de Direita, em favor da família, da igreja, do progresso, do hombridade, da cultura construtiva, enfim, de tudo o que essas pessoas me julgam, hoje, uma decepção. Então caiu em minhas mãos o que eu precisava para fortalecer minha certeza de que estou certo em meu intelecto, na minha formação de opiniões e na minha condição de ser pensante, não manipulável nem descartável. E isso você verá na minuciosa explicação sobre o que, como e para que servem as pessoas que hoje defendem as causas do "Paz e Amor" comunista, entenderá como funciona o pensamento socialista e saberá o destino dessas pessoas iludidas com a ideia revolucionária, que tanto defendem. Lamento por se permitirem a fazer parte de uma das certezas de Albert Einsten, mas a vida é feita de escolhas, e os desdobramentos de escolhas mal feitas são frutos do conhecimento limitado. 

Publicado por Rodrih às 11:17 | Link do post
EU ERA UM IDIOTA UTIL
EU ACHAVA Q TAVA LUTANDO CONTRA O SISTEMA E O SISTEMA EH TODO COMUNISTA DESGRAÇADO
TEM IDIOTA UTIL NA MINHA CASA; MEU TRAMPO; NO CURSO;PRINCIPALMENTE . TA FODA
BRASILEITO ACOSTUMOU A SERVIR COMO IDIOTA UTIL E VAI TUDO SE FUDE CAMBADA DE GENTE FRACA E ALIENADA
PAULOTARCISIO a 22 de Setembro de 2018 às 18:29
Pontos vermelhos = acessos no mundo!
VISTO POR
contador
Comentários
Oiii Rodrih das águas mais limpas de Brasília! Tud...
ENTENDI TUDOOOOOO!!!! Rô, muitíssimo obrigada pela...
Funciona  isso ai
Olá já li essa resposta umas três vezes e poderia ...
oi. vja soh eu sou cristao e a pastora faz todos o...
EU ERA UM IDIOTA UTILEU ACHAVA Q TAVA LUTANDO CONT...
Estou assustada como não conhecemos a pessoa com q...
Oi Flaviana, obrigado por comentar e trazer uma ex...
ola rodrigo, me chamo Flaviana. li o seu blog e go...
obrigado por emanar energia suficiente para minha ...
Oi gente! Obrigada pelas dicas. Eu não penso em vo...
Drika, Drika, que situação! Estou conversando com ...
Rodrigo, voltei. Aqui é a Drika, aquela que bagunç...
Sim! Vida nova numa nova vida! Mas sem se autossab...
ERA O QUE EU PRECISAVA. ALGUMAS COISAS JÁ ESTAVA C...
Rodrigo Caldeira obrigada pelo texto incrível e es...
Vanessa Xavier, eu quem agradeço seu carinhoso com...
"Divindade, limpe em mim as memórias que estão cau...
Gostei cara! tirou a ideia de budismo . tencnca é ...
Oi Eliana, sou muito grato por tê-la no blog e pri...
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar
 
Setembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
23
24
25
26
28
29
30
SAPO Blogs